Como está a sua Inteligência Emocional?
- SUSANA BRANCO DE OLIVEIRA
- 10 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de mai. de 2021
Não, não estamos querendo saber como eram suas notas no colégio ou quantos dígitos apareceram no resultado final do seu teste de Q.I.
A pergunta tem a ver com o modo como você lida e encara os seus sentimentos e emoções, assim como os dos outros.
A inteligência emocional não é a ausência de emoções, não sentir raiva, tristezas para viver melhor, é aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio. E Aprender, também, a compreender os sentimentos e comportamentos do outro. Quanto mais eu me conheço, mais eu conheço e entendo o outro.
A importância da inteligência emocional é para a vida. Sua essência se dá quando conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas, as quais produzem comportamentos destrutivos e, então, potencializa as emoções positivas para gerar os resultados desejados.
O primeiro passo é ou AUTOCONHECIMENTO, entender quando e porque você sente raiva, tristezas, o que te tira do sério, qual o tamanho do seu pavio, ou seja, o que te faz explodir, conhecer o que realmente te faz feliz, o que te faz bem, em que ambiente você está inserido, o que você tem ouvido e absorvido diariamente.
Quando eu conheço e entendo tudo isso, o segundo passo é o CONTROLE DAS EMOÇÕES, ou seja, saber lhe dar com cada sentimento, direcionar as minhas emoções a meu favor, para aquilo que quero, para aquilo que me faz bem. Quem não conta com essa habilidade também não possui o real domínio da sua vida e pode estar totalmente dependente das suas emoções.
Quais são as vantagens de desenvolver a sua INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
* Melhora da sua relação com os outros * Diminuição da sua ansiedade e do seu estresse * Aumento da empatia pelo próximo * Mais poder de decisão * Metas mais claras e palpáveis * Crescimento da produtividade * Controle maior do tempo * Autoestima nas alturas * Mais responsabilidade e comprometimento * Equilíbrio emocional
Maior inteligência emocional x maior satisfação pessoal

Commentaires